ATENÇÃO! A data final para envio de trabalhos foi prorrogada!

Os trabalhos serão recebidos na forma de resumos expandidos e publicados na versão online dos Resumos Expandidos da 37ª Reunião de Pesquisa de Soja.

A) Procedimentos para Elaboração dos Resumos Expandidos

O resumo deve ser conciso e conter todas as informações que permitam a compreensão do trabalho: introdução com objetivos, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências. O texto deve ser separado em tópicos. É opcional a citação de referências, bem como a apresentação de resultados nas formas de tabelas e figuras (gráficos e imagens).

As figuras e tabelas devem ser geradas em aplicativos Microsoft e copiadas para o texto do arquivo salvo em extensão *.doc ou *.docx (Microsoft Word) (ex: Silva 1.doc, Silva 2.docx), não devendo ultrapassar as margens estabelecidas.

O resumo deverá ser apresentado com, no máximo quatro páginas tamanho A4 e margens com 3 cm. A fonte deverá ser ARIAL 12, CAIXA ALTA para o TÍTULO, ARIAL 11 CAIXA ALTA para AUTOR(ES) e ARIAL 11 para os TÓPICOS e TEXTO, sendo permitido ARIAL 10 dentro das tabelas. O espaçamento entrelinhas utilizado deverá ser simples, com alinhamento justificado. Relacionar o(s) AUTOR(ES), conforme o modelo, indicando a Instituição e endereço completo do 1º autor e instituição de origem dos demais autores.

Recomenda-se rigor na correção e apresentação dos resumos, pois serão reproduzidos na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo o conteúdo de inteira responsabilidade do autor.

Clique aqui para efetuar o download do modelo de resumos

B) Envio de Trabalho

A data final para envio dos resumos é dia 20 de Maio de 2019. O trabalho pode ser inscrito em uma das seguintes comissões técnicas:

  • Difusão de Tecnologia e Economia Rural
  • Genética e Melhoramento
  • Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais
  • Nutrição Vegetal, Fertilidade e Biologia dos Solos
  • Entomologia
  • Plantas Daninhas
  • Fitopatologia
  • Tecnologia de Sementes
  • Pós-Colheita e Segurança Alimentar

Para enviar os trabalhos, o participante deverá previamente fazer a inscrição no site do evento e incluir seu trabalho no campo apropriado.

IMPORTANTE: Caso a(s) atividade(s) relatada no(s) resumo(s) se enquadre(m) no escopo da Lei 13.123 de 2015, que trata do acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado, será obrigatório informar o número do cadastro da atividade no Sisgen. Este número deverá ser informado preferencialmente no momento da inserção do trabalho ou até dia 17/05 no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Caso o número do cadastro não seja informado, o trabalho não será publicado nos anais.

icone inscrição Clique aqui para se inscrever

Cada participante inscrito poderá submeter até dois trabalhos.

Será solicitado o preenchimento da ficha que está anexa ao modelo do resumo, com as informações abaixo, durante o envio de cada trabalho:

  • Selecionar a Comissão Técnica
  • Informar o título do trabalho
  • Informar o nome, telefone e e-mail do apresentador para contato
  • Anexar o arquivo do resumo expandido em formato *.doc ou *.docx

C) Seleção dos trabalhos a serem apresentados na 37ª RPS

Serão selecionados trabalhos preferencialmente sobre os temas pré-estabelecidos para as discussões nas comissões técnicas, de acordo com a programação técnica e que efetivamente contribuam para o entendimento das questões agronômicas envolvidas com o tema.

Também poderão ser selecionados trabalhos com resultados sobre demandas de pesquisa identificadas nas últimas safras ou demandas relevantes e/ou emergenciais com poucas informações disponíveis.

A seleção de trabalhos será definida pela Coordenadoria técnico-científica. Os trabalhos que não se encaixarem nos critérios definidos não serão aceitos para apresentação na 37ª RPS.

A lista de trabalhos aprovados para compor o livro de resumos e para a apresentação oral será publicada na homepage do evento.